CURIOSIDADES DO PROF. POPÓVISK TAPÓVISK



Você é um internauta curioso? Então veio parar no lugar certo. Separamos algumas histórias bem interessantes para você ficar por dentro de vários assuntos.
Ainda tem alguma dúvida e não encontrou a resposta aqui? Mande para a gente!
___________________________________________________

Bicicleta
A bicicleta nasceu em 1790. Ela foi inventada pelo conde francês Sivrac, e possuía o estranho nome de Celerífero. Era apenas um pedaço de madeira ligando duas rodas. A engenhoca andava com o impulso dos pés, mas não tinha como dirigi-la, já que a roda dianteira era fixa.

Batata frita
A batata frita foi inventada pelo médico francês Antoine Augustin. Em 1772, ele começou a estudar as plantas que continham amido, especialmente as batatas. Anos depois, com o apoio do rei Luís XVI, ele criou uma campanha para expandir a cultura da raiz. As batatas fritas foram usadas pela primeira vez em um jantar de gala, em homenagem ao americano Benjamim Franklin. Mas o americano, pelo que dizem, não gostou da novidade.
Biscoito
Não é de hoje que se gosta de biscoito. Os primeiros registros da iguaria são do tempo dos faraós, no antigo Egito. Os egípcios cultivavam o trigo nas margens do rio Nilo e fabricavam os biscoitos, com formas de animais para oferecer às divindades em troca de chuvas, para assegurar a fertilidade do solo. Pouco a pouco, o hábito de produzir biscoitos passou para as regiões do Mediterrâneo e Oriente Médio. Assírios, babilônios e gregos passaram a presentear seus deuses com biscoitos de trigo e mel.
Chocolate
Em 1519, o conquistador espanhol Hernán Cortés chegou ao México e, ao invés de ser recebido agressivamente pelos nativos, recebeu alguns presentes oferecidos pelo imperador Montezuma. Para os nativos, Cortés era o deus do ar, Quetzacóatl, que havia plantado cacaueiros no local como dádiva. Com a semente extraída da planta sagrada, era misturado o mel e a baunilha, resultando numa saborosa bebida, o tchocolatl. Para o povo asteca, ouro e prata valiam menos que as sementes do cacau. De volta à Espanha, em 1528, Cortés levou consigo algumas mudas de cacaueiro, e plantou pelo caminho. Primeiro no Caribe e, depois, na África. Chegando na Europa ofereceu um pouco da bebida sagrada ao rei da Espanha, Carlos V. Foi o suficiente para que ele ficasse extasiado. Não demorou muito para que toda a corte passasse a apreciar o produto. Muitas modificações foram feitas ao longo dos anos até que o chocolate, depois de algumas intervenções do suíço Henri Nestlé, tomasse a forma que hoje possui, em tabletes.

Nenhum comentário: